segunda-feira, 11 de maio de 2009

ALENTEJO - Aida Ferreira e Carmo Alves

A Região do Alentejo é uma região portuguesa, que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e as metades sul dos distritos de Setúbal e de Santarém. Limita a norte com a Região Centro a noroeste com a Região de Lisboa, a leste com a Espanha, a sul com o Algarve e a oeste com o Oceano Atlântico. Área: 31 152 km² (33% do Continente). População (2007): 760 933 (7,5% do Continente).

O Alentejo já foi uma grande região de trigo. Nos montados de sobreiros e oliveiras, grandes varas de porcos pastavam na planície. Por isso, pão, porco e azeite são a base duma das mais gostosas cozinhas de Portugal, que as ervas perfumam com aromas de campo.A sopa é prato principal, e pode ser fria no gaspacho, mas o pão é obrigatório na sopa de cação, de bacalhau ou de tomate com linguiça. E continua nas migas que acompanham o porco, no ensopado de borrego ou na simples açorda alentejana. Prove estas iguarias em qualquer restaurante de Estremoz, Évora ou Beja, ou um prato de caça, muito típico também da culinária do Alentejo, e terá um verdadeiro momento de prazer!Que também encontra no litoral, onde os peixes e mariscos ganham um sabor particular. Já ouviu falar na qualidade do peixe do Sudoeste Alentejano? Então não sabe o que perde....Como não pode perder os queijos e a doçaria conventual. Nos queijos são muito reputados os de Nisa, de Serpa e Évora, momento certo para provar um tinto de Borba, Redondo, Reguengos ou Vidigueira. Nos doces... Bem, havia muitos conventos no Alentejo e o labor das monjas, juntando ovos com açúcar e amêndoa.

É praia, é serra, são planícies sem fim. É cortiça, é azeite, é vinho – e muito espaço deixado aberto à natureza simples, alecrim e rosmaninho.É cartola de mágico, a todo o instante explorada: dela saem tapetes, chocalhos, petiscos. Nela cabem humor, paciência, bonomia; e tanta sageza que, tão bem trabalhada, prende amantes e incautos nas malhas de uma filosofia dormente e não isenta de risco.É uma saudade sem dor, um sentimento que traz a cada dia esforçado um secreto sabor, a sensação inebriante de que, bem perto de nós, é possível encontrar o paraíso perdido.À vista de todos, o Alentejo é cofre fechado com chave no coração.

4 comentários:

  1. O Alentejo tem paisagens maravilhosas!

    ResponderEliminar
  2. O Alentejo é lindissimo tem paisagens maravilhosas que nos dá uma paz de espirito muito grande.

    ResponderEliminar
  3. O Alentejo é sem dúvida lindíssimo, com paisagens magníficas onde reina a tranquilidade.

    ResponderEliminar