segunda-feira, 11 de maio de 2009

LISBOA e SETÚBAL - Jacinta Costa


O concelho de Setúbal fica situado a sul do Tejo, a cerca de 41 quilómetros da capital do país, e tem a particularidade de se dividir entre a Estremadura e o Alentejo. Delimitado a norte e este por Palmela e a oeste por Sesimbra, a sua zona sul e parte da este são banhadas pelo Rio Sado.Integra em parte o Parque Natural da Arrábida, bem como a Reserva Natural do Estuário do Sado.
Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Setúbal, na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 89 303 habitantes. Eclesiasticamente, é desde 1975, cabeça de diocese.
A cidade está situada 32 km a sudeste de Lisboa, na margem norte da foz do rio Sado, e é ladeada a Oeste pela serra da Arrábida. A área urbanizada é de aproximadamente 10 km².
O Forte de São Filipe de Setúbal, também conhecido como Castelo de São Filipe, localiza-se em posição dominante sobre um outeiro, fronteiro à cidade litorânea de Setúbal, dominando a margem esquerda da foz do rio Sado e o oceano Atlântico, em Portugal.
Uma das fortes atracções que a cidade tem para oferecer a quem a visita, são as suas praias.
Setúbal possui um conjunto de praias bastante diferentes entre si, mas com uma característica em comum: estão todas inseridas no Parque Natural da Arrábida, com excepção de Tróia, do outro lado do Sado, o que as tornas únicas. O Castelo de Palmela localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, Distrito de Setúbal, em Portugal. Na península de Setúbal, no contraforte Leste da serra da Arrábida, está situado entre os estuários do rio Tejo e do rio Sado, próximo à foz deste último. Inscreve-se na chamada Costa Azul, no Parque Natural da Arrábida.

1 comentário: