segunda-feira, 11 de maio de 2009

DOURO e MINHO - Ana Ferreira e Sofia Martins


O Entre-Douro-e-Minho é uma província do Norte Atlântico de Portugal, composta pelos actuais distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e parte dos distritos de Aveiro, Viseu e Vila Real, no tempo da monarquia portuguesa.
O Minho, região dos vinhos verdes, tem uma gastronomia muito própria e muito rica, povoada de rituais na preparação e na degustação das suas fartas refeições
A lampreia, a truta, o salmão, o sarrabulho, os rojões, a cabidela, o caldo verde, o bacalhau, o arroz-doce e as tortas são algumas das especialidades . Já o Douro é famoso pelas tripas à moda do Porto e pelo mundialmente conhecido Vinho do Porto. Mas do Douro são também originários o bacalhau à Gomes de Sá, o bacalhau à Zé do Pipo, o arroz de bacalhau e o bacalhau de Consoada. Ainda nos peixes, destacam-se as sardinhas suadas e a açorda de marisco, assim como o robalo assado e o arroz de marisco. Para completar os menus de peixe, não faltam o polvo assado, as cascarras guisadas e a pescada . No que diz respeito a carnes, são famosos a orelheira à portuguesa, os sarrabulhos, os arrozes no forno à Romariz típicos desta região.
A doçaria Duriense é quase toda de origem conventual, salientando-se as barrigas de freira, as lérias, os queijinhos, os papos de anjo, os esses, os foguetes, a sopa dourada e o pão-de-ló.

5 comentários:

  1. O Douro é magnífico pela sua beleza, pois tem paisagens deslumbrantes e magníficas.

    ResponderEliminar
  2. A gastronomia minhota é maravilhosa

    ResponderEliminar
  3. Adoro as paisagens do Douro
    pelas suas margens magnificas
    e vinhas douradas.

    ResponderEliminar
  4. Gosto da paisagem do douro,transmite calma e páz interior, as vinhas e a água limpa é o melhor da natureza.

    ResponderEliminar