segunda-feira, 11 de maio de 2009

TRÁS OS MONTES e ALTO DOURO - Fernanda Ferreira e Florbela Ferreira


Trás-os-Montes e Alto Douro é a denominação de uma região de Portugal, que, por diversas vezes constituiu uma província, com limites e atribuições, que foram variando ao longo da história.

É uma das regiões de Portugal com maior número de emigrantes e uma das que mais sofre com o despovoamento. O seu isolamento secular permitiu porém a sobrevivência de tradições culturais que marcam a identidade portuguesa. É, por isso e pela sua beleza natural, um objecto fetiche do cinema português.

Trás-os-Montes e Alto Douro são um vasto território, multifacetado e diferenciado, capaz de responder a grande parte das motivações turísticas.

Com um potencial invulgarmente rico, contempla ainda dois Patrimónios da Humanidade – o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Douro Vinhateiro:
Os conventos e castelos do Douro Sul e a profusão do seu românico;
Ressaltam assim nesta Região áreas com um perfil temático e turístico perfeitamente assumidos, como o Vale do Douro, mátria do vinho do Porto, as suas quintas e vinhos, o Nordeste com as épocas de caça e a força da sua natureza, e estrutura hoteleira do Alto Tâmega, marcada pelos seus parques e águas e a progressiva valorização do património monumental e Arqueológico do Côa ou no Românico e Barroco da Beira Douro e Lamego. Aqui fica o convite para descobrir este "Reino Maravilhoso"

6 comentários:

  1. numa visita de estudo fui ver as gravuras adorei

    ResponderEliminar
  2. A vida é uma viagem e o mais importante dessa viagem são as pessoas que conhecemos pelo caminho.
    Parabéns pelo artigo.
    Foz côa é um paraíso assim como toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    ResponderEliminar
  3. Trás-os-montes tem as paisagens mais lindas de Portugal

    ResponderEliminar
  4. Trás-os-montes e alto douro provincia sem igual.
    Vinhas e olivais;são um tesouro de Portugal.

    ResponderEliminar