segunda-feira, 11 de maio de 2009

ESTREMADURA e ALENTEJO - Joana Pinto e Susana Teles

A Estremadura é uma antiga comarca ou província portuguesa estabelecida na Idade Média e extinta no século XIX, devendo o seu nome derivar do latim Extrema Durii (extremos do Douro), por designar os territórios adquiridos, na sequência da Reconquista cristã, para Sul do Douro (tal é, de resto, também a origem etimológica do nome da região espanhola da Estremadura); com a progressão da reconquista para Sul, a noção de Estremadura, como terra de fronteira, foi também alargando-se, de tal forma que, no século XV, a Estremadura correspondia, grosso modo, aos modernos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.
Ao longo da história os limites da Estremadura foram muitas vezes alterados. No século XIX, quando deixou de ter significado administrativo, os seus limites correspondiam, grosso modo, aos actuais distritos de.
Esta região possui uma grande concentração de indústrias, mas também possui vinhas, produtos hortícolas e actividade piscatória. Esta região é rica em diversidade de paisagens, que contrastam entre as suas praias e as suas serras. A zona do Ribatejo tem como dança típica o fandango, possivelmente oriundo da Beira Baixa e ainda preserva a figura do campino, com o seu colete encarnado e o barrete verde.

3 comentários:

  1. os ovos moles de Aveiro são maravilhosos

    ResponderEliminar
  2. Nazaré, uma praia espectacular, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de azul intenso, quando há as marés vivas é lindíssimo observar a altura das ondas,(observar sim mas afastados do mar).

    ResponderEliminar
  3. O Alentejo e Estremadura tem uma terra onde existem muitos fenónimos.
    Nesta regiâo há grandes abóboras, couves e outros horticulas. Em Vizela tem enormes melões e olhos grandes.

    ResponderEliminar